Santo Expedito

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

| |

Dia: 19 de abril

Expedito era oficial do exército romano e comandava a 12ª Legião, estabelecida em Melitene, na Armênia. Este e a sua legião tinham como missão defender as fronteiras orientais.
O primeiro contato de Expedito com o Cristianismo aconteceu dentro da própria Legião, pois uma parte dos soldados eram cristãos. 
Expedito era um líder competente na condução da 12ª Legião 
Porém, quanto à sua vida espiritual, tinha o vício da procrastinação, isto é, deixar para depois, adiar. 
Ele admirava os ensinamentos do Mestre de Nazaré, por isso, ele pensava em converter-se. Esse dia, porém, era sempre adiado.
Depois de alguns anos de procrastinação, Expedito teve um sonho que mudou sua vida. No sonho, um espírito do mal, na forma de um corvo, veio tentá-lo grasnando "cras" - que em latim significa "amanhã", mas imediatamente Expedito pisou o corvo, gritando "hodie", ou "hoje", confirmando que não deixaria sua conversão para depois.
Expedito acordou do sonho decidido e confirmou sua conversão. Por isso ele é considerado o Santo das causas urgentes.
Com a conversão de Expedito o imperador Diocleciano começou a perseguir-lo.
 A importância de seu posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano. Por isso, ele tornou-se alvo especial do Imperador.
Santo Expedito foi preso por Diocleciano, não querendo renunciar ao Cristianismo, os seus castigos começaram pela flagelação romana: 39 chicotadas.
 Por fim, não renunciando à sua fé, Santo Expedito foi decapitado com espada, por ordem do Imperador Diocleciano, no dia 19 de abril de 303, em Melitene na Armênia.
Para além de ser conhecido como padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é igualmente conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. 
Luz e Escuridão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz