Tríduo de São Vicente Ferrer

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

| |

Tríduo a São Vicente Ferrer



Um Tríduo é um período de três dias consecutivos de orações e celebrações religiosas, em devoção a uma entidade pertencente a qualquer religião ou credo. 
Este tríduo a São Vincente Ferrer tem como fim fazer um pedido muito difícil de realizar.



Tríduo a São Vicente Ferrer

Pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus de nossos inimigos.

Oração preparatória para todos os dias.
Onipotente Deus e Senhor nosso, que quisestes enviar ao mundo o vosso servo São Vicente Ferrer para que fosse como outro precursor vosso e enviar a todas as gentes as glórias de vosso Nome adorável, defender a Santa Igreja e tirar da escravidão do pecado a milhares de pecadores:
Aceitai os obséquios que nestes três dias vos dirigimos, venerando a memória deste bem-aventurado Apóstolo e glória do mundo.
Eu vós saúdo, gloriosíssimo advogado, pai e defensor nosso, benditíssimo São Vicente Ferrer, digna-vos aceitar nossas orações e apresentar-las ao Senhor interpondo vosso poderoso valimento.
Alcançai-nos consolo nas aflições, socorro em nossos infortúnios, saúde em nossas doenças, e o favor especial que vos pedimos neste tríduo, sendo do agrado do Senhor, e que na hora de nossa morte possamos estar na graça de Deus, e bendisser em vossa companhia o nosso Amantíssimo Jesus, pelos séculos dos séculos. Assim seja.


Primeiro Dia:
Predestinação e vocação de São Vicente Ferrer
Consideração: Considerar como Deus predestinou a São Vicente Ferrer para a santidade mais sublime e o chamou ao estado e ofícios mais excelentes.
Olha com que atenção, fidelidade e perseverança corresponde a esta vocação divina; como nunca pôs estorvos, à misericórdia de Deus, sendo sempre solícito em conseguir e aumentar em si todas as virtudes.
Sendo menino, jamais se entrega aos fúteis entretenimentos daquela idade; seu estudo e seus afazeres são aplicar-se cada dia com novo fervor as coisas de Deus, a fomentar em seu coração o amor à oração, a freqüência aos Sacramentos, a cumprir em cada palavra a vontade divina, representada por seus pais e seus mestres.
Olha com que atenção e fidelidade realiza em si a vocação divina e como uma vez feito religioso não descansa no cumprimento dos deveres que seu estado o impõe.
Observe-o sempre ocupado e empenhado em adquirir a perfeição de sua vocação, dedicado em corpo e alma ao Apostolado.
Contempla com que sacrifícios tão contínuos procura salvar almas, auxiliar a Santa Mãe Igreja, fazer que em todas partes seja honrado, temido e amado nosso Senhor Jesus Cristo.
Nada é digno de seu apreço, que não tenha esta finalidade.
No auge de sua humildade, repele as mais altas dignidades e distinções que Reis e Papas querem outorgar-lhe; sua vida, comove ao mundo com seus prodígios milagrosos, se desliza oculta em Deus e não a mancham nem a vaidade, nem a avareza, nem a concupiscência, e assim persevera até exalar o último suspiro.
Meditar e pedir a São Vicente o favor especial que se deseja obter neste Santo Tríduo.

Oração: Bem-aventurado Pai São Vicente Ferrer, escolhido por Deus desde toda a eternidade para que fostes como divino arauto, levando seu glorioso Nome a todos os povos, gentes e nações!
meu coração sente uma pena singular pensando nos muitos pecados em que me tenho envolvido por não ter eu, sido fiel a minha vocação nem ter cuidado sequer de dar graças ao Senhor pela sua vontade santíssima de salvar-me.
Vos, que tão fielmente correspondestes à divina vontade;
que por isso mesmo fostes crescendo em dons celestiais a medida que crescias em idade; Vós, que até o fim perseverastes no exercício das virtudes cristãs, digna-vos interpor em favor meu, vossa poderosa intercessão a fim de que Deus Nosso Senhor me conceda a graça de ser fiel daqui em diante e a graça especial que proponho conseguir mediante este santo tríduo, se é conforme com sua divina vontade e para a salvação eterna de minha alma. Assim seja.
Obséquio: Rezar uma vez o Santo Rosário em memória da devoção que por ele teve São Vicente Ferrer.

Segundo Dia:
Justificação e santificação de São Vicente Ferrer.
Consideração: Desde menino teve São Vicente Ferrer grandíssimo cuidado por guiar-se sempre da divina vontade.
Quando resolve abandonar o mundo e fazer-se religioso a única suprema razão que dá a seus pais, para tranqüiliza-los e consola-los é que Deus lhe chama, e que fazendo o que Deus, manda em nada seriam lesados os interesses mais caros desta vida. Sobre esta base se cimenta a santificação e justificação de nosso Santo; e foi esta tão ampla de parte de Deus, Nosso Senhor, e da parte do santo que maior não é fácil encontrar nos escolhidos.
Porque além de professar à Santíssima Virgem Maria um amor imenso, que é,prova irrefutável de santidade verdadeira, não há virtude cristã em que não resplandecia de modo heróico.
Sua fé, sem limites; sua esperança imensa; sua caridade, enorme: sua prudência, sem igual; acabando em sua justiça; até o heróico, sua fortaleza; sua temperança, tão perfeita que, com muita razão, o chamam anjo de pureza. (meditar e pedir a São Vicente o favor especial que se deseje obter neste Santo Tríduo.)

Oração: Amantíssimo pai e advogado meu, São Vicente Ferrer!
Quão grande é minha confusão e perturbação ao considerar a diferença que há entre vossa vida, toda cheia de virtudes, e a minha, toda cheia de pecados e vícios!
Vós felicito pelas misericórdias derramadas sobre vós por Deus nosso Senhor,e pela fidelidade com que vós correspondestes a amorosa ação divina.
Recorro a vossa proteção poderosa para que me concedeis do Senhor que mais e mais me justifique e derrame em mim seu Divino Espírito, pelo continuo exercício das virtudes cristãs.
Concedei-me esta graça e também o favor especial que me desejo conseguir de vós neste santo tríduo, se for para maior glória de Deus, vossa honra e salvação de minha alma. Assim seja.
Obséquio: Oferecer uma Comunhão pela conversão dos pecadores.


Terceiro Dia:
A glorificação de São Vicente Ferrer
Consideração: Não podemos saber, nem sequer calcular aproximadamente, a glória de cada um dos escolhidos.
Mas é certo que corresponde a uma vida santa que tenham tido na terra, quem é capaz de decidir a glória do bem aventurado São Vicente Ferrer?
Sua caridade sem limites, suas virtudes heróicas, sua vida inteira consagrada ao serviço do Senhor, suas primícias no que se referem as graças (gratis datas), tudo, finalmente, neste santo nos dá motivo para crer que sua glorificação no céu, proporcionou as provas com que Deus queria manifestar a predileção com que lhe tratou na terra.
Considera, pois, como entra na glória, este anjo carregado de méritos, cheio de amor divino, cheio de todas as benções.
Olha a singular glória em que é colocado: como anjo, por sua misericórdia;
como apóstolo, por seu trabalho; como doutor, por sua sabedoria; como virgem, por sua pureza; como mártir, por sua vida de mortificação e morrer por Cristo, fazendo frente a todos os rigores, penalidades e mortificações.
A vista de tanta glória, considera quanto será o poder de sua intercessão no céu, que tanto esteve com Deus na terra;
e com isto cresça tua confiança em tão glorioso pai e advogado; auxilio em todos os teus cuidados, e espera com toda segurança, que será ouvido em teus rogos e enviadas tuas orações para o teu bem; pedirás e suplicarás sempre, pensando antes que todo deve ser pela glória de Deus, cumprindo sua vontade Divina e bem de tua alma.
Meditar e pedir a São Vicente o favor especial que se deseje obter neste Santo Tríduo.


Oração: Gloriosíssimo advogado meu, pai São Vicente Ferrer!
Eu os felicito pelo acúmulo de perfeições com que Deus nosso Senhor adornou vossa alma e pela fiel solicitude com que procurais ser agradecido a tão soberano amor, que tens o tão merecido altíssimo trono de glória em que vos contempla a Igreja nossa Mãe !
Fazei, glorioso Advogado nosso, que estes sentimentos que agora me ocupam, viva eu sempre praticando sem deficiências quantas obras de virtude Deus nosso Senhor, exija de mim.
Não me negueis nunca vossa gloriosa intercessão neste negócio, o mais importante, o único de verdade necessário que deve preocupar-me, e alcança-me também o especial favor que neste tríduo espero de vós, sendo para honra vossa e salvação de minha alma. Assim seja.
Obséquio: Rezar mais uma vez o tríduo em memória da glória que no céu tem São Vicente Ferrer.

Maria da Luz
Que Deus Vos abençoe :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vindo(a) ao blog Luz e Escuridão

Todos os comentários serão aceites e respondidos, no entanto:

- Não serão aceites comentários ofensivos;
- Os comentários são moderados, por isso, se quiserem entrar em contacto comigo através dos comentários poderão faze-lo, pois as vossas informações pessoais não serão reveladas, apenas peço que deixem o email.
- Aceito as convições de cada um, contudo não serão aceites comentários que contenham orações negras;

Comentem e explorem o blog, se tiverem alguma dúvida ou sugestão terei todo o gosto em ajudar :).

Obrigado pela sua visita.
Maria Da Luz